História

Dom Cavati tornou-se independente em 1963, a partir de então a administração do povo cavatense passa a ser regida por dois poderes: o Poder Legislativo e o Poder Executivo. No dia 30 de agosto de 1963, às 13 horas, inicia-se uma nova história cavatense, é declarada aberta a primeira sessão oficial para instalação da Câmara Municipal de Dom Cavati e posse dos vereadores eleitos no primeiro pleito do município em 30 de julho do mesmo ano. Compuseram a mesa solene Sebastião d’Aparecida Pereira, designado secretário e o Dr. Rubens Miranda, juiz eleitoral da 118ª Zona, que após verificar a autenticidade dos diplomas realizou a chamada dos vereadores.
Em seguida, o juiz convidou o vereador José Higino da Silva, nominalmente o mais votado, a fazer o juramento e na sequência deu início à eleição da mesa diretora legislativa: presidente: Argipe Ferreira Nunes; vice presidente: David Dias de Carvalho; e secretário: Sebastião d’Aparecida Ferreira.
Em 1° de setembro, iniciados os trabalhos, aconteceu a primeira reunião da Câmara Municipal de Dom Cavati, que foi marcada pela sessão de posse do prefeito eleito, Marinho José Pereira, seu vice Daniel Eduardo Eller e do presidente da Câmara, Argipe Ferreira Nunes, que passou a ser lembrado publicamente por ser muito querido regionalmente. Esposo de dona Luzia e pai de quatro filhos, ele foi dentista, parteiro e dono de farmácia. O primeiro presidente da Câmara de Dom Cavati também era maçon. Posteriormente mudou-se com a família para Vitória.
Na primeira sessão extraordinária do dia 12 de setembro acontece a primeira renúncia após a emancipação do município, envolvendo o vice-presidente David Dias de Carvalho e a eleição do vereador Orozimbo Rodrigues da Silva para ocupar a função e também a eleição das Comissões de Finanças, Orçamento e Comando de contas, Viação, Obras Públicas, Agricultura, Educação e Saúde Pública.