História

Dom Cavati tornou-se independente em 1963, a partir de então a administração do povo cavatense passa a ser regida por dois poderes: o Poder Legislativo e o Poder Executivo. No dia 30 de agosto de 1963, às 13 horas, inicia-se uma nova história cavatense, é declarada aberta a primeira sessão oficial para instalação da Câmara Municipal de Dom Cavati e posse dos vereadores eleitos no primeiro pleito do município em 30 de julho do mesmo ano. Compuseram a mesa solene Sebastião d’Aparecida Pereira, designado secretário e o Dr. Rubens Miranda, juiz eleitoral da 118ª Zona, que após verificar a autenticidade dos diplomas realizou a chamada dos vereadores.
Em seguida, o juiz convidou o vereador José Higino da Silva, nominalmente o mais votado, a fazer o juramento e na sequência deu início à eleição da mesa diretora legislativa: presidente: Argipe Ferreira Nunes; vice presidente: David Dias de Carvalho; e secretário: Sebastião d’Aparecida Ferreira.
Em 1° de setembro, iniciados os trabalhos, aconteceu a primeira reunião da Câmara Municipal de Dom Cavati, que foi marcada pela sessão de posse do prefeito eleito, Marinho José Pereira, seu vice Daniel Eduardo Eller e do presidente da Câmara, Argipe Ferreira Nunes, que passou a ser lembrado publicamente por ser muito querido regionalmente. Esposo de dona Luzia e pai de quatro filhos, ele foi dentista, parteiro e dono de farmácia. O primeiro presidente da Câmara de Dom Cavati também era maçon. Posteriormente mudou-se com a família para Vitória.
Na primeira sessão extraordinária do dia 12 de setembro acontece a primeira renúncia após a emancipação do município, envolvendo o vice-presidente David Dias de Carvalho e a eleição do vereador Orozimbo Rodrigues da Silva para ocupar a função e também a eleição das Comissões de Finanças, Orçamento e Comando de contas, Viação, Obras Públicas, Agricultura, Educação e Saúde Pública.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support

Powered by Dragonballsuper Youtube Download animeshow