Homenagem: Câmara de Dom Cavati aprova Título de Cidadania Honorária à 1º suplente de Senado e filho da terra

DOM CAVATI – A Câmara de vereadores aprovou por unanimidade na 1ª sessão legislativa de setembro, o Título de Cidadão Honorário de Dom Cavati ao empresário e 1º suplente de Senador, Marcos de Souza Costa.

O projeto de Lei é do vereador Amarildo Afonso (DEM). “Acho que é uma pessoa que merece este reconhecimento, pois seus pais são filhos de Dom Cavati, e ele também nasceu aqui e hoje reside no Estado do Tocantins. Se justifica também por sua atuação política no cenário nacional, bem como, por ter prestado relevante serviço ao interesse público do Município de Dom Cavati”, justificou Amarildo.

Nascido em Dom Cavati, no ano de 1954, Marcos Souza é casado com Marlene Rodrigues Souza, também cidadã do município, e juntos Têm três filhos, todos atuando na área da saúde, sendo um oftalmologista, um cirurgião dentista e uma ginecologista. É empresário por opção e começou sua vida trabalhando com seus pais no comércio de Dom Cavati. Depois foi trabalhar no ramo de fabricação de gases na empresa Minasox de Ipatinga, logo após sendo convidado a fazer parte do quadro de funcionários da White Martins; depois deu segmento a sua vida empresarial, tornando-se sócio de empresas do ramo de transportes “Translena Transporte de Passageiros” e “Dom Cavati Transportes e Construções Ltda”.

Em 1989, foi para o Estado de Tocantins, especificamente onde deveria nascer a capital Palmas, no dia da pedra fundamental, assim como a maioria dos pioneiros.

Nas eleições de outubro de 2018, concorreu ao Senado, na chapa do então hoje senador Irajá Abreu, tornando-se seu primeiro suplente de senador pelo estado do Tocantins.

Na mesma sessão, os vereadores aprovaram também Projeto de Lei de autoria do Executivo Municipal, que denomina de Professora Edineide Maria da Silva Diogo, a Praça Urbana entre as ruas Campos Salles e Getúlio Vargas.

Segunda sessão ordinária

Já na segunda sessão ordinária de setembro, os parlamentares aprovaram quadro indicações, todas de autoria da vereadora Angelita da Silva Castro Camilo (DEM) e um requerimento do vereador João Ferreira Roberto (MDB).

As indicações da vereadora pedem a construção de bueiros na rua Maria Antônia da Conceição na Vila machado e construção de uma canaleta para escoamento das águas das chuvas na mesma rua; iniciando atrás da casa do senhor Luciano Soares Souza até a lagoa em frente à casa do falecido senhor Anaor.

As outras duas pedem melhorias para o bairro São Paulo, sobretudo que seja providenciado a limpeza e que seja lavada a rua Eduardo Cristiano Eller, desde a rua Maria Andrade até a casa do senhor Ilídio, o mesmo sendo solicitado para quadra poliesportiva do bairro.

Já o requerimento do vereador João Ferreira Roberto, solicita que seja encaminhado a casa legislativa a relação de funcionários efetivos e contratados, bem como seus respectivos cargos e salários.