Programa de Castração Móvel destinado ao controle populacional de cães e gatos

Projeto de autoria do vereador Zaqueu Ferreira Campos (PSDB) que institui o “Programa de Castração Móvel destinado ao controle populacional de cães e gatos” é apresentado na Câmara de Dom Cavati.

DOM CAVATI – Na Sessão Plenária da última terça-feira (02/07) os vereadores se reuniram para aprovação de requerimentos e projetos de leis. Outros importantes projetos de Leis foram distribuídos as comissões e deverão ser votados na próxima reunião.

Entre os projetos distribuídos, está o PL (Projeto de Lei) 009/20179, de autoria do vereador Zaqueu Ferreira Campos (PSDB). O PL apresentado institui o “Programa de Castração Móvel destinado ao controle populacional de cães e gatos” no município de Dom Cavati.

Engajado em ver o projeto aprovado e preocupado, principalmente com incidentes, que já ocorreram envolvendo, sobretudo cães, no município, o vereador Zaqueu Ferreira Campos, convidou a dentista Grazielle Furtado Viggiano, coordenadora da APA – (Associação de proteção dos Animais) de Inhapim, para fazer uma explanação da causa em defesa dos animais, e falar também sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido.

Grazielle, salientou que a criação da APA, se deu após reunião inaugural que aconteceu na sede da Câmara de Vereadores de Inhapim, em junho de 2015. Frisou também que a causa está crescendo, não só em Inhapim, mas em todas as cidades da região. Afirmou que o projeto e a associação contam com total apoio do Poder Judiciário da Comarca de Inhapim, e disse que são realizadas reuniões com a juíza e o promotor, Responsáveis pela comarca. A dentista, também destacou que a associação abraçou a causa em Inhapim e iniciou o castramento, primeiro em cachorras, por ser mais difícil e mais caro. Mas ressaltou que a associação vive hoje com recursos de rifas e bingos que são realizados, venda de camisas, e recursos oriundos de multas ambientais aplicadas no município. Concluiu dizendo que a causa é nobre e que trará visibilidade para o município, pois hoje a causa animal e destaque até mesmo entre os deputados eleitos para Assembleia de Minas e Congresso Nacional.

O vereador Zaqueu, agradeceu a coordenadora Grazielle Viggiano ao final de sua explanação, destacando que contará com ela pra que o projeto não fique somente na sua aprovação, mas sim que, seja apenas o início de uma projeto promissor que contribuirá para o controle da população de cães e gatos, bem como reduzirá os incidentes que ocorreram ou possam vir a ocorrer no munícipio.  A foto anexada a matéria, foi tirada pelo próprio vereador em uma rua do munícipio e comprova a importância da aprovação do projeto de lei.