Câmara aprova indicações solicitando melhorias em escolas municipais

Vereadores também cobraram ações do executivo para resolver problemas da iluminação pública, limpeza urbana e defasagem salarial de alguns servidores da secretaria de saúde:

Na ordem do dia da sessão desta terça-feira (19), os vereadores Eduardo de Freitas e Amarildo Afonso (ambos do DEM) tiveram três indicações aprovados pelo plenário em que apontam e solicitam melhorias em escolas municipais.

A indicação 13/2019 de autoria do vereador Amarildo Afonso, pede ao prefeito municipal que proceda a aquisição de uma parquinho para a Escola Municipal Alverino Moreira Chaves- anexo ao Bairro São Paulo. Já na indicação 14/2019, o vereador pede ao prefeito municipal que solicite junto ao departamento de obras a reconstrução da calçada externa da mesa escola.

Já a indicação do presidente da casa, Eduardo de Freitas, tem caráter igualitário e requer do prefeito municipal que proceda a aquisição de um parquinho para a escola municipal Alverino Moreira Chaves- sede no centro.

Escrito para usar a tribuna, o vereador João Ferreira Roberto (MDB) cobrou melhorias nos serviços de iluminação pública prestados através do Consórcio Cidisleste. O vereador afirmou que o executivo municipal, precisa tomar medias, pois pagamentos estão sendo feitos e os serviços, ou não estão sendo prestados ou estão sendo prestados de forma precária, pois existem vários postes com lâmpadas queimadas a mais de um mês e locais estão ficando escuros e contribuindo para a ação de malfeitores.  O vereador também falou sobre a situação do lixo, afirmando que existem falhas no sistema se coleta do lixo; um exemplo, está nas proximidades da casa do sr. Geneci.  O vereador também pediu providências sobre a situação das Praça dos Cunhas, que devido ao abandono está se tornando um ponto de tráfico de drogas. Encerrando suas palavras, o vereador também solicitou esclarecimentos sobre o funcionamento do contrato do município com o Hospital São Sebastião de Inhapim, afirmando que o atendimento está precário e que na maioria da vezes os pacientes do município chegam e são mal atendidos.

Já o vereador Djalme Rodrigues da Silva (PT) aproveitou a oportunidade e solicitou ao presidente a oportunidade para delegar ao líder do governo, duas situações relacionadas aos problemas com as consultas de oftalmologia e os salários defasados ou com falta de pagamento de insalubridade para os servidores, sobretudo os da secretaria de saúde.

O vereador Amarildo Afonso, líder do governo na câmara, se comprometeu a buscar as respostas e trazê-las na próxima reunião para sanar as dúvidas dos vereadores. Disse entender algumas situações e que devido ao fato de também ter conhecimento das questões já reportou parte delas ao prefeito municipal. Amarildo Afonso, fez questão de justificar que ele próprio, que também é servidor municipal, convive com o problema de defasagem salarial ao longo de sua vida como servidor público.

Encerrando os pronunciamentos sobre as questões apresentadas pelos vereadores, o presidente da casa, Eduardo de Freitas, salientou que está preocupado com as questões relacionadas aos servidores municipais, pois teve conhecimento que alguns estão ameaçando paralisar ou fazer greve caso a questão não seja resolvida, o que traria prejuízo para o município.

Na sessão ordinária, ainda foi lida e explicada pelo vereador Amarildo Afonso, uma portaria enviada pelo Juiz Eleitoral da 267ª zona eleitoral da Comarca de Tarumirim , explanado situações para o cadastramento biométrico dos eleitores de Dom Cavati. Foi discutido em comum acordo pelos vereadores presentes à reunião, a possibilidade de junto ao executivo, buscar formas de resolver a questão, sobretudo de documentação correta que será aceita e a forma de transporte dos eleitores até Tarumirim para realizar a biometria e ficarem aptos a votarem nas próximas eleições.