Câmara de Dom Cavati aprova indicações importantes e distribui Projetos de Leis durante primeira reunião do ano

Na primeira reunião ordinária da Câmara de Dom Cavati, realizada na noite da última terça-feira (07), os vereadores aprovaram indicações importantes e distribuíram Projetos de Leis.

Dentre os projetos de leis, distribuídos, está o de número 03/21017de autoria do Executivo Municipal que “Dispõe sobre concessão de moradia e auxilio alimentação aos médicos do Programa Mais Médicos que atuam no município.

Outro projeto, 01/2017, que também foi distribuído é de autoria do Vereador Eduardo de Freitas, que está na casa para cumprir mais um mandato. O projeto dispõe sobre a criação do “Programa Jovem Aprendiz”. Segundo o vereador, na última legislatura, ele já havia apresentado o projeto e depois de ter sido colocado que o projeto era inconstitucional e para que o projeto não ficasse taxado como projeto eleitoreiro, ele decidiu naquele momento retirá-lo de pauta. Eduardo destacou que a finalidade maior é beneficiar jovens carentes, membros de famílias de baixa renda e que se enquadrem em algum programa social do governo federal.  O vereador salientou ainda que o número de jovens beneficiados pelo programa equivale a 10% do efetivo da administração municipal, o que daria hoje cerca de 20 a 25 jovens.

O terceiro Projeto de Lei distribuído as comissões é de autoria do vereador Amarildo Afonso e pede a padronização dos materiais gráficos da Prefeitura Municipal de Dom Cavati.  Segundo o vereador, o principal objetivo do projeto e reduzir custos para a administração municipal, já que a cada quatro ou oito anos, com a alternância de grupos no poder, cada um tende a mudar o material para ter uma identificação de cores e marcas que caracterizem dados dos seus respectivos partidos. Se o projeto for aprovado nas próximas sessões, reduziria o custo e todos poderiam utilizar o mesmo material pondo fim ao desperdício que acontece a cada troca de governo.

INDICAÇÕES

Durante a reunião, os vereadores também apresentaram importantes indicações. A vereadora Simone Dias, apresentou ao todo, 26 indicações. Entre elas, indicações para a instalação de posto de atendimento odontológico junto aso Bairro São Paulo, implantação da “Praça de lazer” com academias ao ar livre nas praças da sede e nos bairros Serapião e São Paulo, a busca de recursos financeiros para construção de casas populares e a criação de uma centro integrado para realizar confecção de carteiras de trabalho e identidade.

O vereador Amarildo Afonso apresentou indicação para que se proceda a construção de uma capela velório. Amarildo ressaltou o quanto é importante ter um local digno para se velar um ente querido. Segundo ele, esse é o principal motivo de sua indicação.

O vereador Elcio Domingues, foi outro que apresentou indicação. O vereador pediu que o executivo envie a casa Projeto de Lei reajustando as diárias de todos os funcionários públicos, principalmente motoristas, pois segundo ele a mais de quatro anos não são reajustados os valores.

Pra encerrar, o vereador Eduardo de Freitas, apresentou sete indicações, onde se destacaram o pedido para reparo da máquina de fraudas adquirida pelo município na administração 2009/2012 e que se encontra estragada e desativada, onde funciona a FUNASA; para que solicite junto a Secretaria de Administração e finanças, dentro de 30 dias, estudos sobre a incorporação de quinquênio e vintenários para os funcionários que tenham direito a partir do ano de 2013.

E por último foi aprovada a indicação 35, também de autoria do vereador Eduardo de Freitas, que foi aprovada por oito votos favoráveis e um contrário do vereador Djalme Rodrigues, que indica a contratação de uma empresa para realizar auditoria nas contas e convênios realizados pela administração municipal durante a gestão do ex-prefeito Pedro Euzébio, que se encerrou no final de 2016.